quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projecto

A primeira versão do projecto comemorativo V Centenário do Nascimento de Fernão Mendes Pinto foi entregue em 12 de Setembro de 2007 ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Dr. Luís Leal.
Para além da efectivação duma produção teatral com os grupos de teatro do concelho e da região, constava também a realização de acções de formação e de colóquios durante os anos de 2009 e 2010.
O espectáculo Peregrinações é criado a partir da obra “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, numa adaptação livre, que percorre diferentes espaços da terra onde nasceu em 1509 ou 1510. Na viagem por diferentes espaços da vila de Montemor-o-Velho serão recriados alguns dos lugares que descreve na sua obra, cruzando histórias e personagens que pululam na literatura de viagens do século XVI.
Os pressupostos em que assenta o projecto são:
1) O ritual que percorre a vila durante a Procissão dos Passos e que tem uma forte implantação local. Realiza-se durante a Quaresma e recria a caminhada de Jesus Cristo para o Calvário, com as suas XIV Estações, dispersas pela vila e onde a Verónica canta em sete.
2) O espectáculo percorrerá um percurso espalhado pelo chamado centro histórico de Montemor-o-Velho. Em cada espaço escolhido e previamente adaptado à função, acontecerá a representação de um quadro criado a partir do texto de Fernão Mendes Pinto.
3) Com esta produção procura-se estabelecer uma interligação com o meio, consagrada na participação de grupos de teatro e outras colectividades do concelho e até mesmo da região. A sua colaboração revestir-se-á das mais variadas formas.
4) Para se rentabilizar o projecto a sua representação pública deverá ter uma série de sessões. A primeira será em 8, 9 e 10 de Julho de 2010, poderão ser realizadas outras a acordar futuramente, nomeadamente em 2011.
5) A promoção e divulgação de todo o projecto deverão ter a dimensão adequada à importância do que se pretende comemorar.
6) Como preparação para o projecto serão promovidas uma série de acções junto dos grupos participantes que procurarão enquadrar a obra e o autor no seu tempo e na actualidade, além de eventualmente suprirem as suas carências técnicas mais prementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário